A Promessa do derramamento do Espírito



Na história posterior de Israel, quando os sofrimentos do exílio pressionavam fortemente, surgiu uma tendência a idealizar uma Era do passado com a Era da bênção especial do Espírito, juntamente com um otimismo muito marcado com um futuro derramamento do Espírito. Em Ageu 2:5 é feita referência ao período mosaico como a Era do Espírito, “quando saístes do Egito, e o meu Espírito morava entre vós”. Em Isa 44:3 o Espírito deve ser derramado sobre Jacó e sua descendência e, em Isa 59:20 o Redentor deve chegar a Sião no âmbito do pacto de Javé; o Espírito deve permanecer sobre o povo. A passagem, no entanto, que indica nomeadamente a transição da Era do Antigo Testamento para o Novo Testamento é em Joel 2:28, 32, que é citado por Pedro em Atos 2:17-21. Nesta profecia do derramamento do Espírito é estendido a todas as classes, e é atendido por sinais maravilhosos e acompanhado pelo dom da salvação. Olhando para trás, a partir do último para o período anterior da história do Antigo Testamento, observamos uma tendência dupla de ensino em relação ao Espírito. A primeira é a partir do exterior dom do Espírito para usos diversos, com um sentido de aprofundar a necessidade interior do Espírito para a pureza moral e a ênfase na sequência da energia ética do Espírito. A segunda tendência é para uma sensação de inutilidade da organização meramente humana, ou teocrática nacional, em si mesma, para atingir os fins de Javé, juntamente com um sentido da necessidade do Espírito de Deus sobre o povo em geral, e uma previsão da difusão universal do Espírito.


Fonte: International Standard Bible Encyclopedia de James Orr, M.A., D.D., Editor General

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